domingo, 21 de fevereiro de 2016

Ilíada de Homero

Por que ler um clássico? Por que ler em verso e não narrativa? Será que os professores de literatura não poderiam simplesmente passar o filme?
Essas e outras tantas podem passar pela cabeça dos alunos e até de pais preocupados com a aprendizagem dos filhos. Na verdade, a leitura é uma experiência e como tal deve ser ensinada, vivenciada. 
A leitura de Ilíada pode trazer bocejos demasiados ou desespero para aluns... Fato primordial que é um desafio e este deve ser encarado como uma aprendizagem não só do que passou, mas do que poderia acontecer. É ver a história em outras perspectivas. 
Ao verificar as versões disponíveis da obra observei o quanto pouco foi mudado da tradução de Manoel Odorico Mendes (1799-1864). Quando há uma alteração, prende-se a resumir demasiadamente a obra.
Que a leitura de Ilíada possa proporcionar uma viagem pelo tempo/espaço, provocar a inquietação dos bons livros para que atitudes heroicas, diplomáticas e políticas sejam reavaliadas.

A seguir fato que direciona o enredo da obra:

"O rapto de Helena, mulher de Menelau, feito por Páris, um dos filhos de Príamo, rei de Tróia, fez com que os Gregos confederados declarassem guerra e sitiassem esta cidade, que foi por eles tomada e destruída depois de um cerco de dez anos (1720 A.C.) O objeto da Ilíada é um episódio do nono ano deste cerco, quando Agamemnon, chefe do exército, ultrajou a Aquiles, o mais valente dos Gregos. Irritado, o herói retirou-se à sua tenda sem pretender mais combater. Os Troianos, notando a sua ausência, tomaram coragem, atacaram o campo dos Gregos ficando os navios destes em risco de serem queimados. Aquiles, apesar da inação a que votou-se, consentiu que Pátroclo, seu amigo, se revestisse de suas armas e guiasse suas tropas contra os Troianos. Pátroclo tendo sido morto por Heitor, o implacável filho de Peleu jurou vingar a morte de seu amigo, e combatendo de novo ornado de novas armas, que a pedido de sua mãe Vulcano havia preparado, investiu contra Heitor, e imolou-o, aos manes de Pátroclo. E depois de haver insultado os restos mortais de seu inimigo, entregou-os a Príamo, pai de Heitor que os pedira ao herói." 


Ilíada de Homero (pdf)

Linguagem Literária

A literatura é antes de tudo uma linguagem que assume características que a difere das temais linguagens. Pode-se diferenciar a linguagem literária pela presença das seguintes características:
  •  Explorar os sentidos
    • O poder de explorar os sentidos
    • Denotação / Conotação
    • Plurissignificação
  • Recursos da linguagem literária
    • Descrever
    • Comparar
    • Poder das imagens
    • Concretização de emoções
    • Afirmação de semelhanças inusitadas