Texto para
as questões 1, 2, 3 e 4
“Malditos românticos, que têm
crismado tudo e trocado em seu crismar os nomes que melhor exprimem as ideias!…
O que outrora as chamava em bom português, moça feia, os reformadores dizem
menina simpática!… O que numa moça era antigamente, desenxabimento, hoje é ao
contrário: sublime languidez!… Já não há mais meninas importunas e vaidosas… As
que o foram chamam-se agora espirituosas!… A escola dos românticos reformou
tudo isso, em consideração ao belo sexo.” (MACEDO, Joaquim Manuel de. “A Moreninha”. São Paulo: FTD, 1991.
p.31.)
1.De acordo com o texto e considerando o período em que a obra foi
escrita, é correto afirmar:
a) A figura de linguagem
utilizada no texto para se referir ao modo como as mulheres passam a ser
tratadas pelos artistas românticos é a hipérbole, que consiste no exagero com o
intuito de realçar uma ideia.
b) O termo “românticos”,
utilizado no texto, diz respeito a estado de espírito, desviando-se do
movimento artístico dominante na primeira metade do século XIX brasileiro.
c) O movimento romântico teve caráter contestador, trazendo
mudanças não somente para a arte como também para o comportamento.
d) Percebe-se, no texto, forte
influência do Positivismo, pois o personagem preocupa-se com a maneira através
da qual os escritores românticos referem-se às mulheres.
e) A referência ao modo de tratar
a figura feminina exprime uma tentativa de aproximar dois polos considerados
inconciliáveis e opostos, denotando profundo gosto pelo paradoxal e antitético.
I.Há no texto uma nítida oposição
entre “outrora” e “hoje”, podendo o primeiro ser lido como “época em que
dominavam os valores clássicos”, e o segundo, como “época em que dominam os
valores românticos”.
II.No período clássico, a
designação da realidade era feita através de palavras precisas, deixando claro
que aquele que a focalizava possuía grande conhecimento da língua portuguesa
padrão.
III. No período romântico, a
realidade não é mais vista por uma única perspectiva, por conseguinte, pode ser
apreendida de maneira subjetiva.
IV.Olhar a realidade de forma
romântica ou de forma clássica vem a ser a mesma coisa, pois o olhar é, antes
de mais nada, humano.
Estão corretas apenas as
afirmativas:
a) I e II. b)
I e III.
c) II e IV.
d) I, III e IV. e) II,
III e IV.
a) Mostra-se conservador devido à
peculiaridade de sua história familiar.
b) Discorda da visão de mundo dos românticos, seus contemporâneos.
c) Está efetuando leitura da
oposição visão de mundo romântica e visão de mundo clássica em período
posterior à ocorrência das mesmas.
d) Possui visão de mundo
católica, opondo-se aos adeptos da Reforma de Lutero.
e) Apresenta-se neutro frente à
oposição visão de mundo clássica e visão de mundo romântica.
4.Sobre a expressão “em bom português”, presente no texto, considere as
afirmativas a seguir. Estão corretas apenas as afirmativas:
I.Conforme aparece no texto,
indica o desejo de estar de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
II.Corresponde à expectativa de
preservar, no uso corrente da língua portuguesa, a clareza e a objetividade.
III. Conforme aparece no texto,
aponta a valorização da fidelidade aos sentidos originais dos vocábulos.
IV.É utilizada para ressaltar a
admiração pela língua portuguesa conforme é falada em Portugal.
a) I e III. b)
II e III. c) II
e IV. d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
“Ora, o tal bichinho chamado amor
é capaz de amoldar seus escolhidos a todas as circunstâncias e de obrigá-los a
fazer quanta parvoíce há neste mundo. o amor faz o velho criança, o sábio
doido, o rei humilde, cativo; faz mesmo. Ás vezes, com que o feio pareça bonito
e o grão de areia um gigante. O amor seria capaz de obrigar um coxo a brincar o
tempo-será, a um surdo o companheiro e a um cego o procura quem te deu. O amor
foi inventor das cabeleiras, dos dentes postiços e de outros certos postiços
que… mas, alto lá! Que isto é bulir com muita gente; enfim, o amor está fazendo
um estudante do quinto ano de medicina passar um dia inteiro brincando com
bonecas.”(Joaquim Manuel de Macedo. A Moreninha.)
5.A passagem extraída do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, refere-se ao
seu protagonista masculino, o estudante de medicina Augusto.
O tema abordado neste texto
corresponde:
a) ao caráter inconstante da
paixão amorosa
b)à relação problemática entre o
amor e juventude.
c) à exaltação romântica do amor
juvenil.
d) às alterações de comportamento provocadas pelo amor.
e) aos paradoxos afetivos que
caracterizam os enamorados.
6.Assim se pode definir o
romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo:
a)Relato da vida nas
repúblicas estudantis do tempo do Império.
b) Estudo da psicologia de um
tipo de mulher brasileira, no ambiente rural.
c) História de fidelidade ao amor de infância, na sociedade do Rio
d) Crônica de um caso de
mistério, na sociedade carioca de fins do século.
e)Narrativa sobre o problema da
escravidão, na sociedade brasileira do século passado
7.Analise as afirmações abaixo
sobre o romance “A Moreninha” e seu autor Joaquim
Manuel de Macedo.
I- A Moreninha é um livro
centrado no romance entre Augusto e Carolina e é um dos pilares de nossa
literatura romântica.
II- Numa época onde a cultura era
totalmente voltada para a Europa, A Moreninha é uma das primeiras e magníficas
tentativas de fazer literatura brasileira, observando usos e costumes do Brasil
do Segundo Império, retratando o cotidiano da vida brasileira em meados do
século XIX.
III- O romance apresenta a
temática do casamento por interesse tão comum no século XIX e criticado pelo
autor que já era considerado realista-naturalista.
Quais são corretas?
A) Apenas I. B) Apenas I e
II. C) Apenas II e
III. D) Apenas I e
III. E) I, II e III.
8.Analise as afirmações abaixo
sobre o romance “A Moreninha” e seu autor Joaquim Manuel de Macedo.
I- Mestre na arte do
folhetim, Macedo sabia como entrelaçar vários fios narrativos, criando para o
leitor momentos de emoção imprevistos e cenas cômicas que ajudam a desfazer a
tensão, enquanto o narrador prepara o final feliz reservado para os
protagonistas.
II- O Romantismo presente na
trama desenvolvida por Macedo se manifesta em diversos aspectos da estrutura:
há a pureza do amor infantil, que se concretiza na idade adulta; há a
manutenção do mistério da identidade dos amantes; há até o traço nacionalista
com a apresentação de uma lenda indígena.
III- Foi o primeiro romance
romântico urbano com qualidade literária que alcançou grande sucesso de público
e abriu caminho para uma vasta produção de folhetins escritos por autores
brasileiros.
Quais são corretas?
Apenas I. B)
I, II e III. C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III. E) Apenas I
e III.
“Entre os rapazes, porém, há um
que não está absolutamente satisfeito: é Augusto. Será porque no tal jogo da
palhinha tem por vezes ficado viúvo?… não! ele esperava isso como castigo da
sua inconstância. A causa é outra: a alma da ilha de … não está na sala!
Augusto vê o jogo ir seguindo o seu caminho muito em ordem; não se rasgou ainda
nenhum lenço, Filipe ainda não gritou com a dor de nenhum beliscão, tudo se faz
em regra e muito direito; a travessa, a inquieta, a buliçosa, a tentaçãozinha
não está aí: D. Carolina está ausente!…
Com efeito, Augusto, sem amar D.
Carolina, (ele assim o pensa) já faz dela ideia absolutamente diversa da que
fazia ainda há poucas horas. Agora, segundo ele, a interessante Moreninha é, na
verdade, travessa, mas a cada travessura ajunta tanta graça, que tudo se lhe
perdoa. D. Carolina é o prazer em ebulição; se é inquieta e buliçosa, está em
sê-lo a sua maior graça; aquele rosto moreno, vivo e delicado, aquele corpinho,
ligeiro como abelha, perderia metade do que vale, se não estivesse em contínua
agitação. O beija-flor nunca se mostra tão belo como quando se pendura na mais
tênue flor e voeja nos ares; D. Carolina é um beija-flor completo.”MACEDO,
Joaquim Manuel de. A Moreninha. L&PM: Porto Alegre, 2001.p. 123-124.
A única alternativa incorreta
sobre a obra e o trecho lidos é:
A) O cotidiano burguês do
século XIX é apresentado em diversos capítulos, detalhando os hábitos e
costumes da época.
B) A comparação de D.
Carolina a um beija-flor é um recurso estilístico próprio do Romantismo, e
serve para enfatizar o caráter idealizador sobre a figura feminina.
C) A inquietação de Augusto
é causada pela ausência de D. Carolina, e não pelo fato de o jogo estar
monótono.
D) Augusto começa a enxergar a jovem D. Carolina como uma mulher
sedutora e extravagante, após alguns dias devidamente instalado na ilha de…
E) A obra sugere, em seu
final, que o romance é resultado da derrota de Augusto na aposta realizada com
seu amigo Filipe.
10.Sobre o contexto histórico-literário da obra “A Moreninha” e seu autor,
analise as afirmações a seguir.
I.Joaquim Manuel de Macedo foi o
primeiro romancista a alcançar sucesso junto ao novo público romântico formado
por jovens senhoras e estudantes.
II.O contexto da publicação da
obra revela um Rio de Janeiro imperial e seus costumes urbanos.
III. A burguesia mantém-se como
personagem e consumidor dos romances românticos, fato esse herdado da estética
literária anterior.
Quais são corretas?
A) Apenas I B
Apenas I e II. C) Apenas II e
III. D) Apenas I e III. E ) I,
II e III.
a) o relato de uma história de fidelidade ao amor de infância, na sociedade
brasileira do século passado.
b) a crônica de um caso amoroso
ocorrido em fins do século XVII nas imediações do Rio de Janeiro.
c) uma história baseada no
problema da escravidão, na sociedade brasileira do Segundo Império.
d) a história dramática de uma
heroína às voltas com um amor impossível.
e) uma história que mostra
a oposição Roça/Corte no século passado, através de um episódio amoroso.
12.(ARL)
Analise as afirmações abaixo sobre o escritor Joaquim Manuel de Macedo.
I- Joaquim Manuel de Macedo
foi médico, político, professor, romancista, teatrólogo e poeta, numa
época de euforia da burguesia, classe social dominante, em pleno
Brasil pós independente.
II- Foi aceito de imediato pelo
público porque explorou com muita felicidade a “psicologia feminina e
a sociedade da época” bem como por usar a linguagem do leitor.
III- Retratou a elite brasileira
da corte com alguns tipos inconfundíveis: os estudantes, a moça
namoradeira, a criada intrometida, a avó carinhosa, a senhora
fofoqueira, todos eles envolvidos em cenas que se desenrolam em espaços
claramente brasileiros (a Ilha
de Paquetá, as matas da Tijuca,
os espaços urbanos do Rio de Janeiro.
Quais são corretas?
A) Apenas I. B) Apenas I
e II. C) Apenas II e III. D) Apenas I e III.
E) I, II e III.
12
12
O excerto a seguir foi extraído da obra “Noite na
Taverna”, livro de contos escritos pelo poeta ultrarromântico Álvares de
Azevedo (1831-1852).
“Uma noite, e após uma orgia, eu deixara dormida no
leito dela a condessa Bárbara. Dei um último olhar àquela forma nua e adormecida
com a febre nas faces e a lascívia nos lábios úmidos, gemendo ainda nos sonhos
como na agonia voluptuosa do amor. Saí. Não sei se a noite era límpida ou
negra; sei apenas que a cabeça me escaldava de embriaguez. As taças tinham
ficado vazias na mesa: aos lábios daquela criatura eu bebera até a última gota
o vinho do deleite…
Quando
dei acordo de mim estava num lugar escuro: as estrelas passavam seus raios
brancos entre as vidraças de um templo. As luzes de quatro círios batiam num
caixão entreaberto. Abri-o: era o de uma moça. Aquele branco da mortalha, as
grinaldas da morte na fronte dela, naquela tez lívida e embaçada, o vidrento
dos olhos mal apertados… Era uma defunta!… e aqueles traços todos me lembravam
uma ideia perdida… — era o anjo do cemitério! Cerrei as portas da igreja, que,
eu ignoro por quê, eu achara abertas. Tomei o cadáver nos meus braços para fora
do caixão. Pesava como
chumbo…” (São
Paulo: Moderna, 1997, p. 23)
Com relação ao fragmento acima, afirma-se:
I) Acentua traços característicos da literatura
romântica, como o subjetivismo, o egocentrismo e o sentimentalismo; ao
contrário, despreza o nacionalismo e o indianismo, temas característicos da
primeira geração romântica.
II)
Idealiza figuras imaginárias, mulheres incorpóreas ou virgens, personagens que
confirmam o amor inatingível, idealizado na literatura ultrarromântica. Desta
forma, no 1o parágrafo, o amor platônico não é superado
pelo amor físico.
III) Tematiza a
morte, presente em grande parte da obra do autor.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I está correta.
d)
Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
e) Apenas I e III estão
corretas.
c) I, II e III estão
corretas.
13
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso ... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de
sono.
(Álvares de Azevedo, “Luar de
verão”, Lira dos vinte anos)
Nesse excerto, o eu lírico parece
aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato,
desinteresse e tédio. Essa atitude do eu lírico manifesta a:
a) ironia romântica.
b) tendência romântica ao misticismo.
c) melancolia romântica.
d) aversão dos românticos à natureza.
e) fuga romântica para o sonho.
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