QUESTÃO 1
Sobre a
Semana de Arte Moderna, é incorreto afirmar:
a) evento
realizado em São Paulo no ano de 1922, tinha como principal objetivo ratificar
os padrões estéticos vigentes à época frente às investidas de um grupo de
jovens artistas que propunha a renovação radical no campo das artes
influenciados pelas vanguardas europeias.
b) o
principal foco de descontentamento com a ordem estética estabelecida estava no
campo da literatura (e da poesia, em especial). Exemplares do
Futurismo italiano chegavam ao país e começavam a influenciar alguns
escritores, como Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida.
c)
Alvo de críticas e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em
sua época. Esse evento ocorreu no contexto da República Velha, controlada
pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. O capitalismo
crescia no Brasil, consolidando a República e a elite paulista, esta
totalmente influenciada pelos padrões estéticos europeus mais tradicionais.
d) Os
modernistas não apresentavam um projeto estético em comum, mas entre eles
imperava a ideia de que era preciso renovar, dar às artes características
genuinamente brasileiras. Para os jovens artistas, era indispensável a ruptura
com a tradição clássica para abolir os moldes europeus que ditavam as regras na
literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, na música etc.
e) A Semana
de Arte Moderna de 1922 foi uma consequência do nacionalismo emergente da
Primeira Guerra Mundial e também do entusiasmo dos jovens intelectuais
brasileiros pelas comemorações do Centenário da Independência do Brasil.
QUESTÃO 2
(Enem 2012)
O trovador
Sentimentos
em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras...
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal...
Intermitentemente...
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo...
Cantabona! Cantabona!
Dlorom...
Sou um tupi tangendo um alaúde!
dos homens das primeiras eras...
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal...
Intermitentemente...
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo...
Cantabona! Cantabona!
Dlorom...
Sou um tupi tangendo um alaúde!
ANDRADE, M.
In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade.
Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
Cara ao
Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia
de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é
a) abordado
subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal”, que,
evocando o carnaval, remete à brasilidade.
b)
verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por
Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
c) lamentado
pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do
asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste
do alaúde “Dlorom” (v. 9).
d)
problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a
síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de
Andrade.
e) exaltado
pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para
mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.
QUESTÃO 3
(UDESC)
A Semana da
Arte Moderna de 1922 tinha como uma das grandes aspirações renovar o ambiente
artístico e cultural do país, produzindo uma arte brasileira afinada com as
tendências vanguardistas europeias, sem, contudo, perder o caráter nacional;
para isso contou com a participação de escritores, artistas plásticos, músicos,
entre outros. Analise as sequências que reúnam as proposições corretas em
relação à Semana da Arte Moderna.
I. O
movimento modernista buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como
os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da
linguagem.
II. A
exposição da artista plástica Anita Malfatti representou um marco para o
modernismo brasileiro; suas obras apresentavam tendências vanguardistas
europeias, o que de certa forma chocou grande parte do público; foi criticada
pela corrente conservadora, mas despertou os jovens para a renovação da arte
brasileira.
III. O
escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural
"A emoção estética na Arte Moderna"; em seguida, apresentou suas
obras Pauliceia desvairada e Amar, verbo intransitivo.
IV. O
maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais importantes e atuantes
participantes da Semana.
V. As
esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade, foram um dos estandartes
da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi recusada pelas autoridades
paulistas; hoje, umas das esculturas públicas mais admiradas em São Paulo.
Assinale a
alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) II, III e
V.
b) II, IV e
V
c) I e III.
d) I e IV.
e) II e V.
QUESTÃO 4
A Semana de
Arte Moderna é considerada como um divisor de águas para a cultura brasileira
porque:
a) propôs a
continuação da tradição e o apego à literatura clássica, mas, ao mesmo tempo,
deixou-se influenciar pelos movimentos de vanguarda que eclodiam na Europa no
início do século XX.
b) antecipou
as renovações artísticas que só se consolidariam a partir da década de 1950 com
o Concretismo, corrente literária liderada pelos poetas Décio Pignatari e os
irmãos Haroldo e Auguso de Campos.
c) foi
considerada como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural
de nosso país em favor de um espírito novo e moderno que contrariasse a arte
tradicional de teor conservador que predominava no Brasil desde o século XIX.
d) uniu
técnicas literárias de maneira inédita na literatura, mesclando as influências
oriundas das vanguardas europeias com o Naturalismo e o Simbolismo, estéticas
em voga no século XIX. Essa simbiose temática proporcionou a criação de uma
nova linguagem, que em muito lembrava aquela empregada no período Barroco de
nossa literatura.
Questão 05
(PUCCAMP)
Assinale a
alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração
Modernista:
a) “Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.”
a) “Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.”
b) “Vestir a
Ideia de uma forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas
que, servindo para exprimir a Ideia, dela se tornaria submissa.”
c) “Minhas
reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em
arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”
d) “Na
exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda trêmula e ressoante da
febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que
pode senão fazer o poema dos amores da vida real?”
e) “O poeta
deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação,
este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver
beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”
Questão 06
São
características da linguagem de Mário de Andrade, exceto:
a) Mário de
Andrade empenhou-se em criar a “Língua Brasileira”. Tal missão faz parte do
projeto nacionalista de Mário, no qual a língua literária seria um importante
critério de brasilidade.
b) Para
Mário, a língua é um fator de identidade da nacionalidade, importante
instrumento de unificação cultural. O projeto de nacionalizar a linguagem pode
ser percebida em seus contos e em uma de suas mais importantes obras, Macunaíma.
c) Mário
propôs uma nova linguagem poética, baseada no verso livre, nas rupturas
sintáticas, nos flashes cinematográficos, nos neologismos, na elisão
e na fragmentação.
d) Por meio
de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Mário satirizava os meios
acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação
à cultura do passado.
Questão 07
Considere as
seguintes afirmações:
I. Em sua
poesia, Mário de Andrade foi capaz de extrair lirismo de situações
aparentemente banais, sendo essa uma de suas principais características.
II.
Conciliava a crítica social e a reflexão filosófica acerca da condição humana,
fazendo uso de oposições formais e da coloquialidade linguística.
III. Sua
obra poética apresenta duas vertentes: a poesia intimista e introspectiva e a
poesia política, de combate às injustiças sociais, fazendo uso de uma linguagem
agressiva e explosiva.
IV.
Destaca-se, em quase todas as suas obras, a preocupação com a descoberta e a
exploração de novas técnicas narrativas.
V. Mário
abdicou dos ideais modernistas durante a última fase de sua produção literária,
retornando a uma poesia de forma convencional ao escrever versos de medida
clássica.
Estão
corretas:
a) Todas
estão corretas.
b) Apenas II
e III estão corretas.
c) Apenas
III e IV estão corretas.
d) I e V
estão corretas.
e) II, III e
IV estão corretas.
QUESTÃO 8
(UNIFESP –
SP)
SENHOR
FEUDAL
Se Pedro
Segundo
Vier aqui
Com história
Eu boto ele
na cadeia.
Oswald de
Andrade
O título do
poema de Oswald remete o leitor à Idade Média. Nele, assim como nas cantigas de
amor, a ideia de poder retoma o conceito de
a) fé
religiosa.
b) relação
de vassalagem.
c)
idealização do amor.
d) saudade
de um ente distante.
e) igualdade
entre as pessoas.
QUESTÃO 9
Vício na
fala
Para dizerem
milho dizem mio
Para melhor
dizem mió
Para pior
pió
Para telha
dizem teia
Para telhado
dizem teiado
E vão
fazendo telhados.
Oswald de
Andrade
Sobre o
poema de Oswald de Andrade, julgue as seguintes proposições:
I. O poema
de Oswald de Andrade volta-se contra o preconceito linguístico e nos chama a
atenção para a necessidade de uma espécie de ética linguística pautada na
diferença entre as línguas, nesse caso em uma única língua.
II. O poema
critica a maneira de falar do povo brasileiro, sobretudo das classes incultas
que desconhecem o nível formal da língua.
III. Para
ele, os falantes que dizem “mio”, “mió”, “pió”, “teia”, “teiado”, de certa
forma, constroem um “telhado”, ou seja, criam novas formas de pronúncia que se
sobressaem, em muitos casos, à norma culta.
IV. A
palavra “vício”, encontrada no título do poema, denota certo preconceito
linguístico do autor, que julga a norma culta superior ao coloquialismo
presente na fala das pessoas menos esclarecidas.
a) Todas
estão corretas.
b) I e III
estão corretas.
c) I, III e
IV estão corretas.
d) II e III
estão corretas.
QUESTÃO 10
Fazem parte
da obra de Oswald de Andrade os seguintes títulos:
a) Macunaíma e Amar,
verbo intransitivo.
b) A
cinza das horas e Estrela da Manhã.
c) Laranja
da China e Cavaquinho e Saxofone.
d) Memórias
sentimentais de João Miramar e Serafim Ponte Grande.
QUESTÃO 11
São
características da obra de Oswald de Andrade, exceto:
a) A obra de
Oswald de Andrade representa um dos cortes mais profundos do modernismo
brasileiro em relação à cultura do passado.
b) Sua obra
é debochada, irônica e crítica, sempre pronta para satirizar os meios
acadêmicos ou a própria burguesia, classe da qual se originara.
c) A
linguagem utilizada por Oswald caracteriza-se pela síntese, pelas rupturas
sintáticas e lógicas, pelas imagens bruscas e pela fragmentação.
d) Em sua
obra estão presentes o lirismo, a piada, a imaginação, a fala popular, a
ironia, os flashes cinematográficos, todos elementos observados nos
chamados poemas-minuto.
e) Os temas
mais comuns de sua obra são a paixão pela vida, a morte, o amor e o erotismo, a
solidão, a angústia existencial, o cotidiano e a infância.