Questões sobre a Literatura do século XIX - PSC 2


1. Faça a correspondência entre os trechos de obras literárias dos principais autores da prosa romântica e as características desse novo estilo:

(A)
Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do Sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros. 
Serenai verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas. (Iracema, de José de Alencar)
(B)
Era no tempo do rei.
Uma das quatro esquinas que formam as ruas do Ouvidor e da Quitanda, cortando-se mutuamente, chamava-se nesse tempo — O canto dos meirinhos —; e bem lhe assentava o nome, porque era aí o lugar de encontro favorito de todos os indivíduos dessa classe (que gozava então de não pequena consideração). (Memórias de um Sargento de
Milícias, de Manuel Antonio de Almeida)
(C)
Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.  Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.  Tornou-se deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade. 
Era rica e famosa. 
Duas opulências, que se realçavam como a flor em vaso de alabastro; dois esplendores que se refletem, como o raio de sol no prisma do diamante.  Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? (Senhora, de José de Alencar)
(D)
Cirino, em pouco mais de uma hora, transpôs a distância da povoação ao rio. Também, na légua e quarto que ate lá media, só há de ruim o trecho em que fica a floresta que borda as margens da majestosa corrente. 
Nessa mata, trazem os troncos das árvores vestígio das grandes enchentes; o terreno é lodacento e enatado; centro de putrefação vegetal donde irradiam os miasmas que, por ocasião da retirada das águas, se formam em dias de calor abrasador e sufocante. (Inocência, de Visconde de Taunay)
(    ) Romance de Costume
(    ) Romance Sertanista
(    ) Identidade Nacional
(    ) Romance Urbano
Assinale a sequência correta:
a)            A – C – D – B
b)            B – D – C – A
c)            B – D – A – C
d)            C – D – A – B
e)            D – B – C – A

2. Desde que a febre de possuir se apoderou dele totalmente, todos os seus atos, todos, fosse o mais simples, visavam um interesse pecuniário. Só tinha uma preocupação: aumentar os bens. Das suas hortas recolhia para si e para a companheira os piores legumes, aqueles que, por maus, ninguém compraria; as suas galinhas produziam muito e ele não comia um ovo, do que no entanto gostava imenso; vendia-os todos e contentava-se com os restos da comida dos trabalhadores. Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular; de reduzir tudo a moeda. (O Cortiço, Aluísio Azevedo)
Sobre O Cortiço e o romance realista/naturalista brasileiro, é CORRETO afirmar:
a)            Enfatiza a natureza; flora e fauna brasileira.
b)            O romance realista/naturalista explora os aspectos patológicos do ser humano.
c)            As ações de João Romão, ao tirar de si para alimentar seus trabalhadores, eleva-o a herói do romance.
d)            Ocorre, nas figuras de João Romão e Bertoleza, um processo de autoflagelação com o objetivo de ascensão espiritual.
e)            O projeto ambicioso de João Romão de obter progresso financeiro é infrutífero, uma vez que perde tudo no incêndio.
As questões 13 e 14 tratam sobre a prosa de Machado de Assis.

3. Há em Machado de Assis uma acentuada tendência para o aforismo acabado, para o adágio ou máxima – com características proverbiais [...]. Ele é um escritor sentencioso a quem arrepia a prolixidade. Admira a frase concisa e penetrante [...]. Essa preocupação caracteriza-o como um ironista, isto é, um escritor voltado para a ironia como meio de investigação ética. Suas sentenças, com qualquer frase desse tipo, banalizam-se um pouco quando isoladas do contexto. Mas não tanto que não possam ser admiradas separadamente. 
(TEIXEIRA, Ivan, Apresentação de Machado de Assis, p. 63). 
 Assinale a alternativa que não configura um desses provérbios elaborados por Machado de Assis:
f)             Não te irrites se te pagarem mal um benefício: antes cair das nuvens que de um terceiro andar.
(Memórias Póstumas de Brás Cubas)
g)            A dissimulação é um dever quando a sinceridade é um perigo. (Helena)
h)            A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal. (Iaiá Garcia)
i)              Não se perde nada em parecer mau: ganha-se quase tanto como em sê-lo. (Memorial de Aires)
j)              Há mais coisas no céu e na terra do que sonha a nossa filosofia. (A Cartomante)

4. Monsenhor Caldas fez um gesto de assentimento, sem perder de vista a bengala que José Maria conservava atravessada sobre as pernas. Este preparou vagarosamente um cigarro. Era um homem de trinta e poucos anos, pálido, com um olhar ora mole e apagado, ora inquieto e centelhante. Apareceu ali, tinha o padre acabado de almoçar, e pediu-lhe uma entrevista para negócio grave e urgente. Monsenhor fê-lo entrar e sentar-se; no fim de dez minutos, viu que estava com um lunático. Perdoava-lhe a incoerência das idéias ou o assombroso das invenções; pode ser até que lhe servissem de estudo. Mas o desconhecido teve um assomo de raiva, que meteu medo ao pacato clérigo. Que podiam fazer ele e o preto, ambos velhos, contra qualquer agressão de um homem forte e louco? Enquanto esperava o auxilio policial, monsenhor Caldas desfazia-se em sorrisos e assentimentos de cabeça, espantava-se com ele, alegrava-se com ele, política útil com os loucos, as mulheres e os potentados. 
(ASSIS, Machado, 50 Contos de Machado de Assis selecionados por John Gledson, 2007, p. 273)
No trecho do conto “A Segunda Vida”, de Machado de Assis, podemos identificar as marcas da sua obra, relacionadas a seguir:
I.              Machado de Assis, em suas narrativas, abandona as descrições da natureza, voltando-se para a exploração psicológica das personagens.
II.            Um dos dispositivos técnicos mais modernos da narrativa machadiana é a invenção do leitor incluso, ou seja, o narrador se dirige ao um interlocutor que não faz parte da narrativa.
III. As narrativas machadianas são formulações de psicologia aplicada ou instrumentos de problematização da existência. O autor reinventa nelas aquilo que observava nas pessoas, procurando explorar, em profundidade, os componentes essenciais da ética, da moral e da psicologia.
Assinale a alternativa correta:
k)            Somente a afirmativa I está correta.
l)              Somente as afirmativas I e II estão corretas.
m)           Somente as afirmativas I e III estão corretas
n)            Somente a afirmativa III está correta.
o)            Todas as afirmativas estão corretas.

5
Acrobata da Dor 
(Cruz e Sousa)
Gargalha, ri, num riso de tormenta,   
como um palhaço, que, desengonçado, 
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado   
de uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,   
agita os guizos, e convulsionado   
salta, gavroche, salta clown, varado  
pelo estertor dessa agonia lenta...
Pedem-se bis e um bis não se despreza!   
Vamos! retesa os músculos, retesa  
  nessas macabras piruetas d'aço...  
E embora caias sobre o chão, fremente,  
afogado em teu sangue estuoso e quente,   
ri! Coração, tristíssimo palhaço.
(In MOISÉS, Massaud, Literatura Brasileira através dos textos, 2000, p.312)
I.                      “Coração, tristíssimo palhaço”, metonímia do ser humano, resulta da visão pessimista do eu-lírico em relação à vida.
II.                     O poema reproduz o cotidiano alegre de um palhaço.
III.                    O poema de Cruz e Sousa é um dos mais representativos do Romantismo brasileiro.
Assinale a alternativa correta:
a)            Somente a afirmativa I está correta.
b)            Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c)            Somente as afirmativas I e III estão corretas.
d)            Somente a afirmativa III está correta.
e)            Todas as afirmativas estão corretas.

6. Alfredo Bosi, em História concisa da literatura brasileira, de 1970, situa Os Sertões no momento que denominou como Pré-Modernismo, afirmando que “o grosso da literatura anterior à ‘Semana’ foi, como é sabido, pouco inovador”, e classifica como “ensaísmo social” a obra euclidiana (BOSI, 2006, p. 306). Porém, para o crítico, “É preciso ler Os Sertões sem a obsessão de enquadrá-lo em um determinado gênero literário, o que implicaria em prejuízo paralisante. Ao contrário, a abertura a mais de uma perspectiva é o modo próprio de enfrentá-lo” (BOSI, 2006, p. 309).
Assinale a alternativa correta:
a)            A afirmação de Bosi franqueia ao leitor situar Os Sertões no Romantismo brasileiro.
b)            O “ensaísmo social” na obra euclidiana, ao qual se refere Bosi, está no conflito de Antonio Conselheiro com os seus seguidores.
c)            Os Sertões, de Euclides da Cunha, ao lado do conto de Monteiro Lobato, configuram o que há de melhor na Semana de Arte Moderna Os Sertões, de Euclides da Cunha, é considerada a obra maior do pré-modernismo brasileiro.
d)            Enquanto gênero literário, Os Sertões, de Euclides da Cunha, deve ser compreendido como romance policial.

7.            Sobre o Romantismo brasileiro é INCORRETO afirmar que:

a.            cultivou o nacionalismo e a ideia de pátria.
b.            o sentimentalismo, o subjetivismo e o irracionalismo são características fundamentais.
c.             foi um movimento original e inovador, diferenciandose e afastando-se dos ideais românticos europeus.
d.            a natureza assume múltiplos significados: refúgio, representação de estado de alma, extensão da pátria.
e.            busca motivos folclóricos, populares, para firmar
nacionalismo.

8.            Leia:

I.              A primeira geração romântica, chamada indianista ou nacionalista, carregava como característica, além do nacionalismo e da exaltação da cor local, sentimentalismo.
II.            O mal-do-século, ultrarromantismo, típico da segunda geração romântica, impregnava as obras de egocentrismo, pessimismo e tédio constante.
III.           A exaltação da morte e a fuga da realidade, pela privação da liberdade, caracteriza o condoreirismo.

Assinale a alternativa correta:

a.            Somente a afirmativa I está correta.
b.            Somente a afirmativa II está correta.
c.             Somente a afirmativa III está correta.
d.            Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e.            Todas as afirmativas estão corretas.

9.            Sobre a prosa romântica, é CORRETO afirmar que:

a.            trouxe o mal-do-século estampado em suas páginas, levando muitos jovens ao suicídio.
b.            seu assunto gira em torno da descrição de costumes urbanos, amenidades do campo ou um passado heroico fundamental à nacionalidade
brasileira.
c.             se restringiu à repetição de modelos importados da França.
d.            teve pouca repercussão pela população ainda ser composta em sua maioria por não alfabetizados.
e.            foi pouco popular, pela linguagem rebuscada e
erudita dos intelectuais à época.

10.           Sobre o Realismo é CORRETO afirmar que
a.            não teve obras em poesia no Brasil, apenas a publicação do que se produzia em Portugal.
b.            a preocupação com o destino biológico das personagens é demonstração do cientificismo em desenvolvimento no período.
c.             se volta para a natureza, a fim de analisar-lhe os processos naturais de degradação em consequência do contato social.
d.            se inicia em um momento político peculiar: o tráfico negreiro havia sido extinto, a abolição era iminente; havia divergências do Segundo Império com a Igreja e com o Exército.
e.            defende a arte pela arte, isto é, a fruição estética
acima de qualquer compromisso com a realidade.
11.          Em romances naturalistas, é CORRETO afirmar que:

a.            as personagens expressam com naturalidade a vida simples de pessoas rústicas, das camadas menos abastadas da sociedade.
b.            a trama é desenvolvida de forma a retratar uma tese pessoal sobre a sociedade, geralmente defendendo uma concepção intimista de mundo.
c.             as personagens são delimitadas de modo caricatural, a fim de representar o grupo a que pertence: são as chamadas personagens tipo.
d.            há uma preocupação com o passado histórico da sociedade onde a trama se desenvolve.
e.            os autores pretendem reabilitar a imaginação e a
criatividade, abandonadas com o Realismo.
12.          A propósito da poesia parnasiana é CORRETO afirmar que:

a.            concebe a atividade poética como uma habilidade, acentuando a importância da forma na composição do poema.
b.            cultua o sentimento nativista, numa espécie de renovação do Romantismo.
c.             se preocupa com o ambiente poético que envolverá o leitor, criando uma rede sinestésica através do vocabulário e jogos sonoros.
d.            cultua o contraste, a oposição entre vida e morte, amor e sofrimento, razão e fé, tentando conciliar polos opostos.
se aproxima da música, explorando ecos, aliterações e assonâncias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.