Leituras para PSC/SIS 2

O homem romântico. Um novo estilo literário: o Romantismo. Características. O Romantismo brasileiro: originalidade e imitação. Principais autores da prosa romântica. O indianismo, o sertanismo e o romance urbano. O teatro de Martins Pena. Manuel Antônio de Almeida. As gerações poéticas e suas peculiaridades. Gonçalves Dias (“Ainda uma vez – Adeus!” e “O Canto do piaga”). Álvares de Azevedo (“Lembrança de morrer” e “Se eu morresse amanhã”). Castro Alves (“Adormecida” e “Vozes d’África”). O Guesa, de Sousândrade.
Realismo, Naturalismo, Parnasianismo. A mentalidade científica da época. Aluísio Azevedo. Inglês de Sousa. Adolfo Caminha. Raul Pompeia. Olavo Bilac (“Profissão de fé” e “Velhas árvores”). Raimundo Correia (“Anoitecer” e “A Cavalgada”). Alberto de Oliveira (“Vaso chinês”). Vicente de Carvalho (“Velho tema”) Um autor universal: Machado de Assis. A obra machadiana: crônica, conto, romance. O lugar da obra machadiana na literatura universal. A obra machadiana: texto e contexto. A construção formal no texto machadiano. Recursos estilísticos, rigor e renovação na obra machadiana.
Simbolismo. Cruz e Sousa (“Cárcere das almas” e “Acrobata da dor”). Alphonsus de Guimaraens (“Ismália” e “Cisnes brancos”). Pré-Modernismo. Euclides da Cunha e Os Sertões. O conto de Monteiro Lobato. Lima Barreto e o subúrbio carioca. Graça Aranha. Augusto dos Anjos (“Psicologia de um vencido” e “Versos íntimos”).