quinta-feira, 3 de junho de 2010

Para escrever bem

Dissertar bem sempre foi uma preocupação de qualquer pessoa que se preocupou em expressar suas opiniões através da escrita. Quem tem o hábito de rabiscar desde um bilhete de geladeira até uma tese de doutorado, sabe exatamente do que se está falando. Há várias formas de escrita e cabe ao autor determinar que forma deve utilizar para alcançar seus objetivos. Mas quando nos é sugerida uma forma especícifica de criar um texto será que estamos preparados?
Este tópico pretende sugerir a seus leitores técnicas de escrita que podem ajudar no dia a dia. Começo pela Dissertação Argumentativa.
A escolha do tema é proposital, pois a maioria dos concursos hoje pede este tipo de dissertação em suas avaliações. Este tipo de dissertação tem uma particularidade, constrói uma tese que é defendida por seus argumentos. Teoricamente é simples, mas requer prática.
Para início, sugire-se a leitura de Padre Antônio Vieira, prosador do Barroco que usou brilhantemente a argumentação em seus sermões, esta leitura irá possibiliatar uma demonstração dissertação argumentativa.
Não há fórmula para escrever um texto. As técnicas ajudam a orientar um caminhar, sem a pretenção de aprisionar as ideias. Há três comentários na rede que merecem destaque:
Os dois primeiros são informativos e o terceiro traz dicas com passos a ser seguidos para quem gosta de elaborar um esquema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.