terça-feira, 11 de outubro de 2011

Simbolismo


1893 - 1922
  Contexto histórico: 
  • Neocolonialismo no Brasil: 
  • Primeira República 
  • Revolta da Armada 
  • Revolta Federalista 
  • Canudos 
Marco Inicial
Missal (prosa) e Broquéis (poesia), dois livros de Cruz e Sousa 

Características
  • Musicalidade: o simbolista francês Paul Verlaine decretara “de la musique avant toute chose” (música antes de qualquer coisa) e essa foi a característica mais perseguida por todos. Para conseguir esse efeito, usavam repetições, aliterações, inovações métricas: 
Velho vento vagabundo! 
No teu rosnar sonolento 
Leva ao longe este lamento, 
Além do escárnio do mundo. (Cruz e Sousa) 

  • Mistério: o uso de vocabulário litúrgico e os adjetivos de significação vaga e imprecisa enfatizam a atmosfera de mistério da maioria dos textos simbolistas: 

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... 
Incensos dos turíbulos das aras (Cruz e Sousa) 


  • Sugestão: as metáforas polivalentes (os símbolos) e as analogias sensoriais (sinestesias) sugerem estados d’alma e representam um mergulho no caos do inconsciente do poeta: 
Era um som feito luz, eram volatas 
Em lânguida espiral que iluminava, 
Brancas sonoridades de cascatas... 
Tanta harmonia melancolizava. (Cruz e Sousa)

Principais poetas
  • Cruz e Souza
  • Alphonsus de Guimaraens