sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sugestões de análise de poesia e prosa


A análise da poesia e da narrativa não é fechada em um modelo, principalmente em um método, mas obedece a pontos cruciais ou simplesmente Leituras a se fazer à cerca de um texto. João Domingues Maia em seu Livro Literatura: textos e técnicas propõe um quadro de leitura esquemática relacionada a três tipos de leitura: Leitura externa, leitura de contato e leitura interna, que veremos agora detalhadamente:

POESIA
1. Situação do texto:

·         autor, época, influências etc.

2. Estudo do texto:

·         campos semânticos, campos lexicais, etimologias, as­sociações etc.

3. Tema, assunto, subtemas:

·         idéia abstrata, verificada após o estudo do lé­xico, resumida em uma ou duas palavras (amor, morte, saudade... = tema); o resumo, em uma ou duas frases, do desenvolvimento do te­ma (= assunto); idéias agregadas (subtemas). Verifique como o tema édesenvolvido, quais as questões levantadas e suas implicações.

4. Estrutura do texto:

·         predomínio e seqüência de idéias.

5. As imagens:

·         figuras de retórica.

6. Ritmos e sonoridades:

·         a versíficação, assonâncias, aliterações, colite­rações, harmonia imitativa, onomatopéias...

PROSA


1. Situação do texto:
·         autor, data, indicações bibliográficas, época, influências etc.
·         o texto em si: análise do título, a forma (parágrafos, construção dos períodos, se é romance, novela ou conto...)

2. Estudo do léxico: campos semânticos, campos lexicais, etimologias, associações, palavras-chave etc.

3. Gênero: classificar o gênero e subgêneros

4. Tema, assunto, subtemas: De que trata o texto? Quais os subtemas relacionados ao tema principal? Há aspectos ideológicos relevantes?

5. Componentes do texto: Qual o componente principal do texto (ação, conversação, descrição, reflexão, expressão de um sentimento)?

6. Estrutura do texto: Qual a progressão (situação de partida — situação de chegada) do texto? Qual o ritmo imposto ao texto (len­to, normal, acelerado)?

7. QuaI(is) o(s) referente(s) do texto? O mundo exterior (um es­paço)? O mundo interior? A psicologia da(s) personagem(ns)? A relação espaço-personagem, com um marcando fortemente o ou­tro (cf. Vidas secas, de Graciliano Ramos)? As realidades que trans­cendem a medida do homem (o heroísmo, a paixão, o destino humano...)?

8. As personagens (no caso do texto romanesco): Quais as personagens? Que relações se estabelecem entre elas? Quem fala e em que momento ou circunstância? Quem vê e de onde?