sábado, 4 de fevereiro de 2017

Metamorfose - Franz Kafka

Metamorfose
Franz Kafka

Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranqüilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça e, ao levantar um pouco a cabeça, viu seu ventre abaulado, marrom, dividido por nervuras arqueadas, no topo de qual a coberta, prestes a deslizar de vez, ainda mal se sustinha. Suas numerosas pernas, lastimavelmente finas em comparação com o volume do resto do corpo, tremulavam desamparadas diante dos seus olhos.

— O que aconteceu comigo? — pensou.

Não era um sonho. Seu quarto, um autêntico quarto humano, só que um pouco pequeno demais, permanecia calmo entre as quatro paredes bem conhecidas. Sobre a mesa, na qual se espalhava, desempacotado, um mostruário de tecidos — Samsa era caixeiro viajante, — pendia a imagem que ele havia recortado fazia pouco tempo de uma revista ilustrada e colocado numa bela moldura dourada. Representava uma dama de chapéu de pele e boa pele que, sentada em posição ereta, erguia ao encontro do espectador um pesado regalo também de pele, no qual desaparecia todo o seu antebraço.

O olhar de Gregor dirigiu-se então para a janela e o tempo turvo — ouviam-se gotas de chuva batendo no zinco do parapeito — deixou-o inteiramente melancólico.

 Construa um texto dissertativo a partir dos tópicos abaixo:

§ Como caracteriza a personagem a partir dos dados apresentados?

§ “Inseto monstruoso” o adjetivo é justificado? Explique

§ O texto é realidade ou ficção? Quais poderiam ser realidade? Os fatos poderiam ocorrer fora deste universo?

§ A arte pode provocar, emocionar, retratar uma época... Qual o mais importante no texto? Explique

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.