terça-feira, 5 de abril de 2011

Para exercitar para a Avaliação (3o ano)

Professor(a) :  André Gustavo Maia Mourão

  1. Após a Leitura dos textos, responda as questões:

Texto I

Texto II

Texto III

ANTI-EVASÃO
(Ovídio Martins)
Pedirei
Suplicarei
Chorarei
Não vou para Pasárgada
Atirar-me-ei ao chão
e prenderei nas mãos convulsas
ervas e pedras de sangue
Não vou para Pasárgada
Gritarei
Berrarei
Matarei
Não vou para Pasárgada

Na leveza do luar crescente
(Arlindo Barbeitos)
na
leveza do luar crescente
sobe a ilusão da felicidade
que
teu gesto distraído
me dá
como se
plumas vogando suaves
na brisa
fossem
vida de pássaro apodrecendo
na
leveza do luar crescente
Na leveza do luar crescente (1998)

O grande silêncio
(Arlindo Barbeitos)
o grande silêncio
onde toda a tempestade
começa e acaba
não ouve
mas dança
em palavras
feitas gesto
num saracotear de vento
de teu corpo de pássaro dágua
Angola, Angolê, Angolema (1976)

  1. Como estudamos no capitulo 1 o paralelismo é um recurso de coesão textual, tanto sintático quanto semântico, que esclarece as intenções do autor ao elaborar o poema. Justifique a presença do paralelismo nos textos acima e comprove as mensagens a partir do paralelismo. (1,0)

  1. Destaque e classifique os advérbios com maior valor expressivo dos textos e comprove sua resposta. (1,0)

  1. Complete o quadro utilizando o texto III. (1,0)

Oração principal ou oração assindética: ___________________________________________________

Oração subordinada ou oração coordenada sindética:

__________________________________________________

Sujeito da oração subordinada ou coordenada:

___________________________________________________

Núcleo do sujeito da oração subordinada ou coordenada:

___________________________________________________

Adjunto adnominal da oração subordinada ou coordenada:

___________________________________________________

Oração reduzida:

___________________________________________________

Classificação da oração reduzida:

___________________________________________________

Adjunto adverbial:

___________________________________________________

Classificação do ADV

  1. Reduza e classifique as orações desenvolvidas abaixo. (1,0)

  1. A solução é, a meu ver, que devolvam a terra a seu legítimo dono.

  2. ___________________________________________________

  3. O professor sugeriu que interpretássemos o texto.

  4. ___________________________________________________

  5. Quase todos os produtos que são atualmente exportados pelo Brasil têm boa acolhida externa.

  6. ___________________________________________________

  7. É comum lançar-se mão de conceitos que já foram por vezes abandonados.

  8. ___________________________________________________

  1. Em poucas palavras, um parágrafo, comprove como a literatura abandonou a subjetividade e o misticismo para adotar o cientificismo. (1,0)

  1. Justifique qual característica romântica foi mais criticada pelos parnasianos. Justifique sua resposta. (1,0)

  1. O Simbolismo foi uma escola literária que surgiu no final do século XIX, mas não interrompeu o Parnasianismo, nem mesmo foi apagado pelo Pré-modernismo. Comprove esta afirmação. (1,0)