Professor(a) : André Gustavo Maia Mourão
-
Após a Leitura dos textos, responda as questões:
Texto I | Texto II | Texto III |
ANTI-EVASÃO(Ovídio Martins)Pedirei Suplicarei Chorarei Não vou para Pasárgada Atirar-me-ei ao chão e prenderei nas mãos convulsas ervas e pedras de sangue Não vou para Pasárgada Gritarei Berrarei Matarei Não vou para Pasárgada | Na leveza do luar crescente | O grande silêncio |
-
Como estudamos no capitulo 1 o paralelismo é um recurso de coesão textual, tanto sintático quanto semântico, que esclarece as intenções do autor ao elaborar o poema. Justifique a presença do paralelismo nos textos acima e comprove as mensagens a partir do paralelismo. (1,0)
-
Destaque e classifique os advérbios com maior valor expressivo dos textos e comprove sua resposta. (1,0)
-
Complete o quadro utilizando o texto III. (1,0)
Oração principal ou oração assindética: ___________________________________________________
Oração subordinada ou oração coordenada sindética:
__________________________________________________
Sujeito da oração subordinada ou coordenada:
___________________________________________________
Núcleo do sujeito da oração subordinada ou coordenada:
___________________________________________________
Adjunto adnominal da oração subordinada ou coordenada:
___________________________________________________
Oração reduzida:
___________________________________________________
Classificação da oração reduzida:
___________________________________________________
Adjunto adverbial:
___________________________________________________
Classificação do ADV
-
Reduza e classifique as orações desenvolvidas abaixo. (1,0)
-
A solução é, a meu ver, que devolvam a terra a seu legítimo dono.
-
___________________________________________________
-
O professor sugeriu que interpretássemos o texto.
-
___________________________________________________
-
Quase todos os produtos que são atualmente exportados pelo Brasil têm boa acolhida externa.
-
___________________________________________________
-
É comum lançar-se mão de conceitos que já foram por vezes abandonados.
-
___________________________________________________
-
Em poucas palavras, um parágrafo, comprove como a literatura abandonou a subjetividade e o misticismo para adotar o cientificismo. (1,0)
-
Justifique qual característica romântica foi mais criticada pelos parnasianos. Justifique sua resposta. (1,0)
-
O Simbolismo foi uma escola literária que surgiu no final do século XIX, mas não interrompeu o Parnasianismo, nem mesmo foi apagado pelo Pré-modernismo. Comprove esta afirmação. (1,0)