terça-feira, 5 de abril de 2011

Para exercitar para avaliação (2o ano)

Professor(a) : André Gustavo Maia Mourão

I. Após a Leitura dos textos, responda as questões:

Texto II

O lenço dela

Álvares de Azevedo
Quando a primeira vez, da minha terra
Deixei as noites de amoroso encanto,
A minha doce amante suspirando
Volveu-me os olhos úmidos de pranto.
Um romance cantou de despedida,
Mas a saudade amortecia o canto!
Lágrimas enxugou nos olhos belos...
E deu-me o lenço que molhava o pranto.
Quantos anos contudo já passaram!
Não olvido porém amor tão santo!
Guardo ainda num cofre perfumado
O lenço dela que molhava o pranto...
Nunca mais a encontrei na minha vida,
Eu contudo, meu Deus, amava-a tanto!
Oh! quando eu morra estendam no meu rosto
O lenço que eu banhei também de pranto!

Texto III

Soneto II

Álvares de Azevedo

Passei ontem a noite junto dela.
Do camarote a divisão se erguia
Apenas entre nós - e eu vivia
No doce alento dessa virgem bela...
Tanto amor, tanto fogo se revela
Naqueles olhos negros! Só a via!
Música mais do céu, mais harmonia
Aspirando nessa alma de donzela!
Como era doce aquele seio arfando!
Nos lábios que sorriso feiticeiro!
Daquelas horas lembro-me chorando!
Mas o que é triste e dói ao mundo inteiro
É sentir todo o seio palpitando...
Cheio de amores! E dormir solteiro!

1) Como estudamos no capitulo 1 o os poemas podem ser constituídos de formas fixas, como o soneto. Comprove que os poemas acima são sonetos e identifique o esquema de rimas, justificando o efeito que ele causa no leitor. (1,0)

2) Ao ler um poema, deparamo-nos com figuras de linguagem que representam uma imagem através das palavras que transmitem uma significação a quem lê. Com base nesta afirmação, separe as imagens de um dos textos (conforme a letra que inicia o seu nome Texto I = a – m e Texto II = n – v) e justifique que imagens predominam no texto. (1,0)

Imagens físicas

Imagens espirituais

Imagens sensitivas

3) “Quando a primeira vez, da minha terra
Deixei as noites de amoroso encanto,
A minha doce amante suspirando
Volveu-me os olhos úmidos de pranto.” Identifique os verbos das orações e justifique a classificação do sujeito. (1,0)

4) Justifique como a literatura clássica (greco-romana) tem influenciado a literatura brasileira. (1,0)

5) Comprove o discurso erótico nos contos de Machado de Assis, usar como exemplo Missa do Galo e Uns braços. (1,0)

6) Retire do Conto Uns braços 05 frases, explicando o sujeito de cada frase.

7) (Unifesp) O trecho do conto Uns braços, de Machado de Assis, é base para responder às questões. (1,0)

“Havia cinco semanas que ali morava, e a vida era sempre a mesma, sair de manhã com o Borges, andar por audiências e cartórios, correndo, levando papéis ao selo, ao distribuidor, aos escrivães, aos oficiais de justiça. (...) Cinco semanas de solidão, de trabalho sem gosto, longe da mãe e das irmãs; cinco semanas de silêncio, porque ele só falava uma ou outra vez na rua; em casa, nada. ‘Deixe estar, — pensou ele um dia — fujo daqui e não volto mais. Não foi; sentiu-se agarrado e acorrentado pelos braços de D. Severina. Nunca vira outros tão bonitos e tão frescos.

A educação que tivera não lhe permitira encará-los logo abertamente, parece até que a princípio afastava os olhos, vexado. Encarou-os pouco a pouco, ao ver que eles não tinham outras mangas, e assim os foi descobrindo, mirando e amando. No fim de três semanas eram eles, moralmente falando, as suas tendas de repouso. Aguentava toda a trabalheira de fora, toda a melancolia da solidão e do silêncio, toda a grosseria do patrão, pela única paga de ver, três vezes por dia, o famoso par de braços.

Naquele dia, enquanto a noite ia caindo e Inácio estirava-se na rede (não tinha ali outra cama), D. Severina, na sala da frente, recapitulava o episódio do jantar e, pela primeira vez, desconfiou alguma cousa. Rejeitou a ideia logo, uma criança! Mas há ideias que são da família das moscas teimosas: por mais que a gente as sacuda, elas tornam e pousam. Criança? Tinha quinze anos; e ela advertiu que entre o nariz e a boca do rapaz havia um princípio de rascunho de buço. Que admira que começasse a amar? E não era ela bonita? Esta outra ideia não foi rejeitada, antes afagada e beijada. E recordou então os modos dele, os esquecimentos, as distrações, e mais um incidente, e mais outro, tudo eram sintomas, e concluiu que sim.”

De início, morar na casa de Borges era solitário e tedioso, o que levou Inácio a pensar em ir embora. Todavia, isso não aconteceu, sobretudo porque o rapaz:

a) passou a ser mais bem tratado pelo casal após três semanas.

b) teve uma educação que não lhe permitiria tal rebeldia.

c) se pegou atraído por D. Severina, com o passar do tempo.

d) gostava, na realidade, do trabalho que realizava com Borges.

e) sentia que D. Severina se mostrava mais atenciosa com ele.

8) Crie um texto crítico sobre o capítulo 1 do livro com no mínimo10 linhas e no máximo 20. (3,0)